Existe uma diferença crucial entre o corpo dos homens e o corpo das das mulheres. Na verdade uma diferença entre os nossos hormônios:

Os homens, predominantemente possuem maiores níveis de testosterona.

E as mulheres, têm maiores níveis de estrogênio.

Aí começa o problema…

Analisando de forma simplificada o que esses dois hormônios fazem em nosso corpo, percebemos uma diferença, pra não dizer uma vantagem enorme que os homens possuem…

A Testosterona (hormônio dos homens) é um hormônio que promove a degradação das células de gordura do nosso corpo.

Ou seja, quanto mais regulados estiverem os níveis de testosterona, mais fácil é eliminar gordura.

Já o estrogênio, hormônio predominante nas mulheres, é lipogênico. Em outras palavras, é um hormônio que estimula a produção de moléculas de gordura em nosso corpo, além de causar maior retenção de líquidos.

É por isso que você nunca viu um homem dizer: nossa, como eu me sinto inchado…

Os homens não tem esse problema.

O Corpo feminino é cheio de complexidades …

O corpo feminino é mais cheio de complexidades hormonais, devido ao fato desse organismo, tão detalhadamente elaborado, ter sido desenvolvido para gerar uma outra vida, ou seja, um feto, que os homens nunca poderão ter.

E que dom maravilhoso poder gerar outra vida não é mesmo? Mas isso também nos gera algumas desvantagens…

Por exemplo, nosso corpo possui um conjunto de mecanismos voltados a alimentar esse feto, e isso inclui uma distribuição diferente de gordura, visando a acomodação, sustento e proteção do novo ser que poderá viver no nosso corpo por nove meses.

Entre os mecanismos que acumulam gordura, está o estrogênio que produz alguns resultados desagradáveis que você já conhece:

E todos esses fatores combinados nos levam a ganhar peso. Pois além dos efeitos químicos que são gerados em nosso corpo estimulando a criação de moléculas de gordura, ele altera nosso estado de humor.

Sabe quando você fica triste ou ansiosa, e acaba descontando tudo na comida, mesmo quando não sente fome? Então…você já conhece o vilão dessa história…

Como se não bastasse, o estrogênio tem uma ação inibitória na função tireoidiana, o que faz com que o corpo de nós, mulheres, gaste menos calorias que o dos homens.

De maneira simplificada, os mecanismos que dificultam a perda de peso em nós, mulheres, são:

• As células de gordura estimulam a produção de estrogênio;

• Em consequência, os níveis desse hormônio se elevarão;

• A partir daí, o nosso metabolismo desacelera;

• Quando isso acontece, o corpo começa a armazenar mais gordura, reiniciando o processo.

• Resumindo: o estrogênio engorda através de um ciclo vicioso!

Basicamente isso quer dizer o seguinte:

Se durante 30 dias você comer exatamente o mesmo que um homem. Quando digo o mesmo, me refiro aos mesmos alimentos, e nas mesmas quantidades. Absolutamente tudo igual…

Você vai engordar muito mais do que ele. Triste mas é a nossa realidade. 

Homens perdem peso mais fácil porque têm até 20% mais músculos

Massa magra (músculos) é o motor do corpo e ajuda na maior parte das reações químicas.

diferenças entre homens e mulheres no emagrecimento

Como os homens têm entre 15 a 20% a mais de massa magra que as mulheres isso faz com que o metabolismo basal deles seja mais acelerado mantenho um gasto calórico em repouso maior que o das mulheres ajudando na perda de gordura corporal. 

Com o passar dos anos perdemos massa magra devido a nosso envelhecimento natural, porém nas mulheres esse processo é mais acentuado, muitas vezes por falta de massa muscular. 

Mas também isso não é o fim do mundo para você mulher, com o estímulo de treino correto, você consegue com treino promover a produção natural de hormônios lipolíticos (destruidores de moléculas de gordura), como a testosterona e o GH, também chamado de Hormônio do Crescimento, que se contrapõem a ação do estrogênio.   

Ou seja, após a prática do treino correto, o seu corpo vai parar de construir células de gordura, e vai começar a destruí-las através da ação desses novos hormônios.

E o melhor de tudo é que o processo é totalmente natural, sem o uso de nenhum suplemento, remédio ou anabolizante.

O que também acontece é o aumento da sensibilidade à insulina, após o treino.

Ou seja, reduz a eficiência do seu corpo em captar moléculas de carboidratos no sangue e as estocar em forma de gordura. Mostrando-se também um remédio natural no controle do diabetes.

Após o estímulo observa-se também o aumento do gasto calórico em até 600kcal, por até 3 dias posteriores ao dia do treino. Ação que se contrapõe à taxa metabólica mais baixa das mulheres.

Ou seja, mesmo sendo mulher, você pode queimar mais calorias em repouso que os homens, com o treinamento correto para você.

O segredo está em encontrar um profissional que saiba prescrever o treino correto para seu metabolismo, manter a consistência e colocar atividade física como hábito de vida. 

Na minha consultoria online ajudei já centenas de pessoas nesse objetivo para saber mais clique nesse link. 

Se você quiser uma opção mais barata no meu livro digital “+Seca E + Definida em 3 semanas” dou todas as dicas e ciência de como você pode chegar lá sozinha e ainda uma planilha de treinos de 12 meses já periodizada para você. Clique aqui para saber mais.